SOBRE O PRODUTO

CORTES DE CIMA CHAMINÉ TINTO 2019

O vinho ícone da vinícola Cortes de Cima, ideal para acompanhar carnes e massas.


O Vinho Chaminé, elaborado pela Vinícola Cortes de Cima, no Alentejo, leva esse nome porque o vinhedo onde são cultivadas as vinhas chama-se “Chaminé de Gião”, e é o vinho mais popular da casa.

É elaborado a partir de um blend muito preciso de Aragonez, 30% Syrah, 12% Touriga Nacional, 7% Trincadeira, 6% Alicante Bouschet, onde os frutos foram cultivados em solo de argila e calcário.

O resultado foi um vinho de cor rubi intenso, que entrega deliciosos aromas de frutas bem maduras, que oscilam com frutas vermelhas frescas, ainda não pronta para ser colhida.

No palato é concentrado, confirmando toda a opulência de fruta madura sentida no nariz. Tem estrutura muito bem equilibrada entre a entrega de fruta, acidez salivante e taninos presentes.


HISTÓRIA

Cortes de Cima é uma propriedade familiar, com vinha e olival, localizada perto de Vidigueira no Alentejo, a região vitivinícola demarcada mais a sul do Alentejo, que tem sido uma zona de cultivo de vinha desde os tempos da invasão Romana.

Os Romanos usaram “Talhas” (grandes vasos ou ânforas) para a fermentação e armazenagem de vinhos, um costume ainda usado hoje em dia, daí que a nossa etiqueta tenha uma Talha como símbolo. Olivais antigos, com oliveiras com mais de 2000 anos, compartilham o terreno com limoeiros, vinhedos e ruínas Romanas.

A Vidigueira é rica em História. Foi aqui que Julius Caesar impôs a sua ‘Pax Júlia’ no ano de 65 D.C., e onde Vasco Da Gama recebeu o título de Conde em 1519 depois do regresso da sua viagem à Índia. O monte branco e brilhante, situado na colina com vistas extensivas sobre a vinha, tem sido a casa para a família Jørgensen desde 1988. A propriedade, que é totalmente uma empresa de família, tem uma área de 365 hectares: 130 ha de Vinha, 50 ha de Olival, 50 ha de Sobreiros e 100 ha de Cereais. Foi ainda construída uma barragem para satisfazer as necessidades de rega.


 COMPOSIÇÃO DA UVA: Aragonez e Syrah.

TEMPERATURA DE SERVIÇO: 15ºC a 18º C.

 GRADUAÇÃO ALCÓOLICA: 13,5% vol.

SAFRA: Sob consulta


Mais informações sobre este produto: Chaminé Tinto Vinho Português


Cor: Granada vivo

Aroma: Atraente e perfumado, com frutas vermelhas e cerejas.

Prova: É macio e bem equilibrado com fruta intensa e notas de especiarias. Tem corpo e boa estrutura de taninos.

Premiações: Medalha de Ouro - Concours Mondial de Bruxelles 2015

Prémio Região - Uva D’Ouro 2015